A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), tradução de Teaching and Learning International Survey, é coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Seu foco é avaliar o ambiente de ensino e aprendizagem, bem como as condições de trabalho dos professores e diretores nas escolas. Por meio de questionários específicos para professores e diretores, ela busca saber as percepções desses dois atores sobre alguns temas relacionados ao ambiente educacional: clima escolar, desenvolvimento profissional, liderança escolar, gestão, entre outros. No Brasil, a aplicação e o tratamento dos dados são responsabilidades do Inep.
Nessa página, trazemos os dados da versão mais recente da pesquisa, a Talis 2018. Os entrevistados foram professores de redes pública e privada de integrantes do G20 e nações parceiras. No Brasil, participaram 2.447 professores de 185 escolas dos anos finais do ensino fundamental e 2.828 professores de 186 escolas do ensino médio. Considerando o número total de professores no país para ambas as etapas, os dados são representativos.
Para comparar países, marque-os na lista abaixo e clique no botão para visualizar a comparação.
Questionário com as perguntas:
https://www.oecd.org/education/school/TALIS-2018-MS-Teacher-Questionnaire-ENG.pdf
https://www.oecd.org/education/talis/talis-2018-data.htm
Explicação dos resultados:
https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pesquisa_talis/resultados/2018/talis2018_results_volume_I_teachers_and_schools_leaders_as_lifelong_learners.pdf
https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pesquisa_talis/resultados/2018/TALIS2018_VOL_II_REL-OCDE_eng.pdf
Questionário com as perguntas:
https://www.oecd.org/education/school/TALIS-2018-MS-Teacher-Questionnaire-ENG.pdf
https://www.oecd.org/education/talis/talis-2018-data.htm
Explicação dos resultados:
https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pesquisa_talis/resultados/2018/talis2018_results_volume_I_teachers_and_schools_leaders_as_lifelong_learners.pdf
https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pesquisa_talis/resultados/2018/TALIS2018_VOL_II_REL-OCDE_eng.pdf
Você ainda não selecionou os países para comparação.
Selecione os países desejados acima marcando-os pelo checkbox,
ou utilize uma das seleções abaixo:
Atenção: recomendamos que este website seja visualizado na orientação horizontal. Vire seu dispositivo para esconder este aviso!
Clique neste aviso para continuar
Acreditamos na educação como base para as mudanças que o Brasil precisa. Ter um país mais avançado, justo e equânime passa, impreterivelmente, por uma educação pública de qualidade para todos, sem exceção. Por isso, a existência deste site: para discutir as grandes desigualdades presentes na educação brasileira, principalmente em relação ao nível socioeconômico dos alunos, sexo e localização. Entendemos que, na busca por equidade, conhecer a fundo quais são as nossas desigualdades é o primeiro passo para enfrentá-las.
Julgamos também muito importante um olhar amplo sobre a educação, que nos possibilite discutir a aprendizagem dos alunos para além das disciplinas de português e matemática, que, obviamente, são fundamentais. É necessário também conhecer como estão os estudantes em outras competências importantes para o futuro e a vida em sociedade, como é o caso de resolução colaborativa de problemas e educação financeira.
Consideramos imprescindível nos posicionarmos em relação ao mundo: como estamos quando somos comparados aos melhores sistemas de ensino? E com os países latino-americanos?
A discussão de Educação precisa ganhar cada vez mais senso de urgência e ser feita com base em dados e evidências. Esperamos que este site seja útil a pesquisadores, formuladores de políticas públicas, gestores, educadores e demais pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.
Nota: todo o site considera o nível 3 no Pisa como sendo o nível de aprendizado adequado para jovens de 15 e 16 anos de idade.