O Pisa (Programme for International Student Assessment) é realizado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e avalia a aprendizagem de alunos de 15 e 16 anos de vários países a cada 3 anos. As competências avaliadas são Matemática, Leitura, Ciências, Resolução Colaborativa de Problemas e Educação Financeira.
O Pisa (Programme for International Student Assessment) é realizado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e avalia a aprendizagem de alunos de 15 e 16 anos de vários países a cada 3 anos. As competências avaliadas são Matemática, Leitura, Ciências, Resolução Colaborativa de Problemas e Educação Financeira.
Ciências: Percentual de alunos com aprendizado adequado
Ciências: Média de aprendizagem
Matemática: Percentual de alunos com aprendizado adequado
Matemática: Média de aprendizagem
Leitura: Percentual de alunos com aprendizado adequado
Leitura: Média de aprendizagem
Resolução Colaborativa de Problemas: Percentual de alunos com aprendizado adequado
Resolução Colaborativa de Problemas: Média de aprendizagem
Educação Financeira: Percentual de alunos com aprendizado adequado
Educação Financeira: Média de aprendizagem
No questionário do Pisa 2017, há uma pergunta sobre a profissão que o estudante espera ter aos 30 anos de idade. Este item considera todos os estudantes que responderam carreiras ligadas à docência (professor) e os que optaram por outras carreiras de nível superior.
Para comparar países, regiões ou estados, marque-os na lista abaixo e clique no botão para visualizar a comparação.
Pisa 2022, OCDE. Tabulado por Iede.
Pisa 2018 (matemática, ciências e leitura) e Pisa 2015 (resolução colaborativa de problemas e educação financeira), OCDE. Tabulado por Iede.
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Acreditamos na educação como base para as mudanças que o Brasil precisa. Ter um país mais avançado, justo e equânime passa, impreterivelmente, por uma educação pública de qualidade para todos, sem exceção. Por isso, a existência deste site: para discutir as grandes desigualdades presentes na educação brasileira, principalmente em relação ao nível socioeconômico dos alunos, sexo e localização. Entendemos que, na busca por equidade, conhecer a fundo quais são as nossas desigualdades é o primeiro passo para enfrentá-las.
Julgamos também muito importante um olhar amplo sobre a educação, que nos possibilite discutir a aprendizagem dos alunos para além das disciplinas de português e matemática, que, obviamente, são fundamentais. É necessário também conhecer como estão os estudantes em outras competências importantes para o futuro e a vida em sociedade, como é o caso de resolução colaborativa de problemas e educação financeira.
Consideramos imprescindível nos posicionarmos em relação ao mundo: como estamos quando somos comparados aos melhores sistemas de ensino? E com os países latino-americanos?
A discussão de Educação precisa ganhar cada vez mais senso de urgência e ser feita com base em dados e evidências. Esperamos que este site seja útil a pesquisadores, formuladores de políticas públicas, gestores, educadores e demais pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.
Nota: todo o site considera o nível 3 no Pisa como sendo o nível de aprendizado adequado para jovens de 15 e 16 anos de idade.