O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Trends in International Mathematics and Science Study – TIMSS) é uma avaliação global de Matemática e Ciências, aplicada a alunos do 4º e do 8º ano do Ensino Fundamental, por iniciativa da Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA, na sigla em inglês). Existe desde 1995 e acontece a cada 4 anos.
O foco da avaliação do TIMSS é o conhecimento em Matemática e Ciência dos estudantes, por meio de uma matriz de competências organizada em torno de duas dimensões:
Na edição de 2023, da qual o Brasil participou pela primeira vez, foram avaliados mais de 650 mil estudantes de 64 países e 6 economias/sistemas de referência ao redor do mundo.
No Brasil, foi avaliada uma amostra representativa de estudantes: no 4º ano, 22.130, no 8º ano, 22.770.
O TIMSS avalia não apenas o conhecimento dos estudantes em conceitos fundamentais de Matemática e Ciências, mas também suas habilidades de aplicação desses conhecimentos e seu raciocínio.
Os resultados ajudam pesquisadores, gestores e educadores a compreender como diferentes fatores influenciam o desempenho dos alunos, auxiliando no desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais eficazes.
Atenção: recomendamos que este website seja visualizado na orientação horizontal. Vire seu dispositivo para esconder este aviso!
Clique neste aviso para continuar
Acreditamos na educação como base para as mudanças que o Brasil precisa. Ter um país mais avançado, justo e equânime passa, impreterivelmente, por uma educação pública de qualidade para todos, sem exceção. Por isso, a existência deste site: para discutir as grandes desigualdades presentes na educação brasileira, principalmente em relação ao nível socioeconômico dos alunos, sexo e localização. Entendemos que, na busca por equidade, conhecer a fundo quais são as nossas desigualdades é o primeiro passo para enfrentá-las.
Julgamos também muito importante um olhar amplo sobre a educação, que nos possibilite discutir a aprendizagem dos alunos para além das disciplinas de português e matemática, que, obviamente, são fundamentais. É necessário também conhecer como estão os estudantes em outras competências importantes para o futuro e a vida em sociedade, como é o caso de resolução colaborativa de problemas e educação financeira.
Consideramos imprescindível nos posicionarmos em relação ao mundo: como estamos quando somos comparados aos melhores sistemas de ensino? E com os países latino-americanos?
A discussão de Educação precisa ganhar cada vez mais senso de urgência e ser feita com base em dados e evidências. Esperamos que este site seja útil a pesquisadores, formuladores de políticas públicas, gestores, educadores e demais pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.
Nota: todo o site considera o nível 3 no Pisa como sendo o nível de aprendizado adequado para jovens de 15 e 16 anos de idade.