PIRLS

Estudo Internacional de Progresso em Leitura
(Progress in International Reading Literacy Study - PIRLS)

O Estudo Internacional de Progresso em Leitura (Progress in International Reading Literacy Study – PIRLS) é uma avaliação global de Leitura feita com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por iniciativa da Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA, na sigla em inglês). Existe desde 2001 e acontece a cada 5 anos.

O que o PIRLS avalia?

O foco da avaliação é a competência em Leitura dos estudantes, tanto pela experiência literária como para a obtenção e utilização de informações. O PIRLS integra quatro processos gerais de compreensão a esses dois propósitos:

01 localizar e recuperar
informações explícitas;
02 fazer inferências diretas;
03 localizar e recuperar
informações explícitas;
04 avaliar e analisar criticamente o
conteúdo e os elementos textuais.

Quem participa?

Na última edição do PIRLS, de 2021, participaram 
57 países e 8 economias/sistemas educacionais tidos como referência ao redor do mundo, totalizando cerca de 400 mil alunos avaliados.

O Brasil fez sua estreia, com uma amostra representativa de 4.941 estudantes de 187 escolas públicas e privadas, espalhadas por todas as regiões do País.

Qual o objetivo da avaliação?

O PIRLS avalia se os alunos conseguem interpretar 
e usar a linguagem escrita em uma variedade de textos, seja para adquirir conhecimento, lidar com situações do dia a dia ou simplesmente por prazer.

Os resultados apontam o nível de consolidação 
da alfabetização em cada País, considerando que 
o 4º ano representa um marco de transição, em que 
os estudantes não mais “aprendem a ler”, mas, sim, 
”leem para aprender”. Além disso, os dados do 
PIRLS contribuem para orientar políticas nacionais voltadas ao fortalecimento da alfabetização.

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