O Estudo Internacional de Progresso em Leitura (Progress in International Reading Literacy Study – PIRLS) é uma avaliação global de Leitura feita com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, por iniciativa da Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA, na sigla em inglês). Existe desde 2001 e acontece a cada 5 anos.
O que o PIRLS avalia?
O foco da avaliação é a competência em Leitura dos estudantes, tanto pela experiência literária como para a obtenção e utilização de informações. O PIRLS integra quatro processos gerais de compreensão a esses dois propósitos:
Na última edição do PIRLS, de 2021, participaram 57 países e 8 economias/sistemas educacionais tidos como referência ao redor do mundo, totalizando cerca de 400 mil alunos avaliados.
O Brasil fez sua estreia, com uma amostra representativa de 4.941 estudantes de 187 escolas públicas e privadas, espalhadas por todas as regiões do País.
O PIRLS avalia se os alunos conseguem interpretar e usar a linguagem escrita em uma variedade de textos, seja para adquirir conhecimento, lidar com situações do dia a dia ou simplesmente por prazer.
Os resultados apontam o nível de consolidação da alfabetização em cada País, considerando que o 4º ano representa um marco de transição, em que os estudantes não mais “aprendem a ler”, mas, sim, ”leem para aprender”. Além disso, os dados do PIRLS contribuem para orientar políticas nacionais voltadas ao fortalecimento da alfabetização.
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Acreditamos na educação como base para as mudanças que o Brasil precisa. Ter um país mais avançado, justo e equânime passa, impreterivelmente, por uma educação pública de qualidade para todos, sem exceção. Por isso, a existência deste site: para discutir as grandes desigualdades presentes na educação brasileira, principalmente em relação ao nível socioeconômico dos alunos, sexo e localização. Entendemos que, na busca por equidade, conhecer a fundo quais são as nossas desigualdades é o primeiro passo para enfrentá-las.
Julgamos também muito importante um olhar amplo sobre a educação, que nos possibilite discutir a aprendizagem dos alunos para além das disciplinas de português e matemática, que, obviamente, são fundamentais. É necessário também conhecer como estão os estudantes em outras competências importantes para o futuro e a vida em sociedade, como é o caso de resolução colaborativa de problemas e educação financeira.
Consideramos imprescindível nos posicionarmos em relação ao mundo: como estamos quando somos comparados aos melhores sistemas de ensino? E com os países latino-americanos?
A discussão de Educação precisa ganhar cada vez mais senso de urgência e ser feita com base em dados e evidências. Esperamos que este site seja útil a pesquisadores, formuladores de políticas públicas, gestores, educadores e demais pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.
Nota: todo o site considera o nível 3 no Pisa como sendo o nível de aprendizado adequado para jovens de 15 e 16 anos de idade.