A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey – TALIS) é uma iniciativa global coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que, desde 2008, coleta dados comparáveis internacionalmente sobre o ambiente de ensino e aprendizagem nas escolas, bem como sobre as condições de trabalho de professores e diretores escolares.
A TALIS busca compreender diversos aspectos relacionados ao ambiente educacional, incluindo:
Essas informações são coletadas por meio de questionários direcionados a professores e diretores, permitindo uma análise detalhada das condições de trabalho e do ambiente educacional a partir da percepção deles.
Na edição de 2018, a TALIS contou com a participação de 48 países e economias, abrangendo aproximadamente 260 mil professores e 15 mil escolas.
No Brasil, participaram 2.447 professores e 185 diretores dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), além de 2.828 docentes e 186 diretores do ensino médio, das redes pública e privada.
A TALIS tem como objetivo fornecer subsídios para gestores de políticas públicas sobre o ambiente de ensino e aprendizagem, oferecendo informações a respeito das percepções de professores e diretores sobre as condições de trabalho nas escolas, o sistema de ensino e as estratégias utilizadas em sala de aula. Ao identificar boas práticas e áreas que necessitam de melhorias, a pesquisa auxilia na formulação de políticas educacionais mais eficazes e no aprimoramento dos sistemas de ensino ao redor do mundo.
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Acreditamos na educação como base para as mudanças que o Brasil precisa. Ter um país mais avançado, justo e equânime passa, impreterivelmente, por uma educação pública de qualidade para todos, sem exceção. Por isso, a existência deste site: para discutir as grandes desigualdades presentes na educação brasileira, principalmente em relação ao nível socioeconômico dos alunos, sexo e localização. Entendemos que, na busca por equidade, conhecer a fundo quais são as nossas desigualdades é o primeiro passo para enfrentá-las.
Julgamos também muito importante um olhar amplo sobre a educação, que nos possibilite discutir a aprendizagem dos alunos para além das disciplinas de português e matemática, que, obviamente, são fundamentais. É necessário também conhecer como estão os estudantes em outras competências importantes para o futuro e a vida em sociedade, como é o caso de resolução colaborativa de problemas e educação financeira.
Consideramos imprescindível nos posicionarmos em relação ao mundo: como estamos quando somos comparados aos melhores sistemas de ensino? E com os países latino-americanos?
A discussão de Educação precisa ganhar cada vez mais senso de urgência e ser feita com base em dados e evidências. Esperamos que este site seja útil a pesquisadores, formuladores de políticas públicas, gestores, educadores e demais pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.
Nota: todo o site considera o nível 3 no Pisa como sendo o nível de aprendizado adequado para jovens de 15 e 16 anos de idade.