é uma avaliação internacional de aprendizagem, feita de forma amostral com alunos de 15 anos e coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Teve início em 2000 e é realizado a cada 3 anos. Os últimos dados disponíveis são de 2018.
O Pisa, desde o início, centra-se em três disciplinas básicas:
sendo que a cada edição há uma ênfase maior a
uma delas. Em 2018, o foco foi leitura.
Em 2015 foram incluídas as áreas de Competência Financeira e
Resolução Colaborativa de Problemas.
A avaliação é realizada pelos países membros da OCDE e
países convidados. O Brasil participa desde a primeira
edição como convidado.
Em 2018, a amostra nacional foi constituída por 10.691
estudantes de 638 escolas espalhados pelas cinco grandes regiões do país.
O Pisa avalia até que ponto estudantes de 15 anos adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais para a vida nas sociedades contemporâneas, e o quão bem podem extrapolar o que aprenderam e aplicar esse conhecimento dentro e fora da escola.
Os resultados permitem que formuladores de políticas públicas avaliem o conhecimento e as habilidades dos alunos de seus próprios países em comparação com os de outras nações, estabelecendo metas e aprendendo com as melhores práticas.
Dados de aprendizagem dos alunos
brasileiros e de mais de 70 países/regiões
em ciências, matemática, leitura,
resolução colaborativa de problemas e
competência financeira.
Dados por região e por
estado brasileiro.
Médias para alunos de nível
socioeconômico alto e baixo,
meninas e meninos, para quem
espera ser professor no futuro e
para quem espera seguir outras
profissões de nível superior.
Além disso, também conhece o perfil dos
alunos de cada país, região e estado
brasileiro segundo 7 indicadores:
POR QUE OS DADOS DO
PISA SÃO IMPORTANTES?
O Pisa visa a produzir indicadores que possam contribuir com a discussão sobre a qualidade da educação. A avaliação verifica até que pontos os países estão preparando seus jovens para terem uma participação ativa na sociedade e exercerem plenamente sua cidadania. A ideia é que os resultados sejam utilizados pelos governos na definição e melhoria de políticas públicas na área de Educação.
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Acreditamos na educação como base para as mudanças que o Brasil precisa. Ter um país mais avançado, justo e equânime passa, impreterivelmente, por uma educação pública de qualidade para todos, sem exceção. Por isso, a existência deste site: para discutir as grandes desigualdades presentes na educação brasileira, principalmente em relação ao nível socioeconômico dos alunos, sexo e localização. Entendemos que, na busca por equidade, conhecer a fundo quais são as nossas desigualdades é o primeiro passo para enfrentá-las.
Julgamos também muito importante um olhar amplo sobre a educação, que nos possibilite discutir a aprendizagem dos alunos para além das disciplinas de português e matemática, que, obviamente, são fundamentais. É necessário também conhecer como estão os estudantes em outras competências importantes para o futuro e a vida em sociedade, como é o caso de resolução colaborativa de problemas e educação financeira.
Consideramos imprescindível nos posicionarmos em relação ao mundo: como estamos quando somos comparados aos melhores sistemas de ensino? E com os países latino-americanos?
A discussão de Educação precisa ganhar cada vez mais senso de urgência e ser feita com base em dados e evidências. Esperamos que este site seja útil a pesquisadores, formuladores de políticas públicas, gestores, educadores e demais pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.
Nota: todo o site considera o nível 3 no Pisa como sendo o nível de aprendizado adequado para jovens de 15 e 16 anos de idade.