O Pasec (Programme d’Analyse des Systèmes Éducatifs de la Confemen) é um estudo realizado a cada 5 anos pela Confemen (Conferência dos Ministros da Educação dos Estados e Governos da Francofonia) que avalia a aprendizagem, em países africanos de língua francesa, de alunos do 2º e do 6º ano do Ensino Fundamental. Nesses países, essas são as séries que correspondem ao início e ao fim do Ensino Fundamental. As competências avaliadas são Leitura e Matemática.
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Pasec 2019
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Acreditamos na educação como base para as mudanças que o Brasil precisa. Ter um país mais avançado, justo e equânime passa, impreterivelmente, por uma educação pública de qualidade para todos, sem exceção. Por isso, a existência deste site: para discutir as grandes desigualdades presentes na educação brasileira, principalmente em relação ao nível socioeconômico dos alunos, sexo e localização. Entendemos que, na busca por equidade, conhecer a fundo quais são as nossas desigualdades é o primeiro passo para enfrentá-las.
Julgamos também muito importante um olhar amplo sobre a educação, que nos possibilite discutir a aprendizagem dos alunos para além das disciplinas de português e matemática, que, obviamente, são fundamentais. É necessário também conhecer como estão os estudantes em outras competências importantes para o futuro e a vida em sociedade, como é o caso de resolução colaborativa de problemas e educação financeira.
Consideramos imprescindível nos posicionarmos em relação ao mundo: como estamos quando somos comparados aos melhores sistemas de ensino? E com os países latino-americanos?
A discussão de Educação precisa ganhar cada vez mais senso de urgência e ser feita com base em dados e evidências. Esperamos que este site seja útil a pesquisadores, formuladores de políticas públicas, gestores, educadores e demais pessoas comprometidas com a melhoria da qualidade da educação básica brasileira.
Nota: todo o site considera o nível 3 no Pisa como sendo o nível de aprendizado adequado para jovens de 15 e 16 anos de idade.