Perfil dos Professores

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), tradução de Teaching and Learning International Survey, é coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Seu foco é avaliar o ambiente de ensino e aprendizagem, bem como as condições de trabalho dos professores e diretores nas escolas. Por meio de questionários específicos para professores e diretores, ela busca saber as percepções desses dois atores sobre alguns temas relacionados ao ambiente educacional: clima escolar, desenvolvimento profissional, liderança escolar, gestão, entre outros. No Brasil, a aplicação e o tratamento dos dados são responsabilidades do Inep.

Nessa página, trazemos os dados da versão mais recente da pesquisa, a Talis 2018. Os entrevistados foram professores de redes pública e privada de integrantes do G20 e nações parceiras. No Brasil, participaram 2.447 professores de 185 escolas dos anos finais do ensino fundamental e 2.828 professores de 186 escolas do ensino médio. Considerando o número total de professores no país para ambas as etapas, os dados são representativos.

SELECIONE O CRITÉRIO

{{tabela_atual.filtro}}

Selecione os países



Exportar

Para comparar países, marque-os na lista abaixo e clique no botão para visualizar a comparação.

Ordenar por

País

{{traduzir(tabela_atual.media)}}

{{traduzir(item)}}

  • {{virgula(_.round(item[tabela+'media'],1))}}{{tabela_atual.unidade}}
    Não há dados
    {{virgula(_.round(item[col],1))}}{{tabela_atual.unidade}}
    Não há dados

Comparativo

Você ainda não selecionou os países para comparação.

Selecione os países desejados acima marcando-os pelo checkbox,
ou utilize uma das seleções abaixo:

SELECIONE O CRITÉRIO

SELECIONE O FILTRO

Exportar

{{!_.isNull(comp[compColuna]) ? virgula(_.round(comp[compColuna],1)) : ''}}{{tabela_atual.unidade}}

Atenção: recomendamos que este website seja visualizado na orientação horizontal. Vire seu dispositivo para esconder este aviso!

Clique neste aviso para continuar